Divulgação

Encontros Interculturais em Viana do Castelo na Semana da Tolerância

0 Partilhas
0
0
0
Este artigo foi publicado há, pelo menos, 5 anos, pelo que o seu conteúdo pode estar desatualizado

Divulgação

A Câmara Municipal de Viana do Castelo está a promover, até dia 26 de novembro, um conjunto de iniciativas designadas “Encontros Interculturais” no âmbito da Semana da Tolerância. Destaque para “Família do Lado”, um almoço-convívio entre uma família vianense e uma família imigrante.

A semana da Tolerância tem como objetivo promover o bem-estar, progresso e liberdade de todos os cidadãos, e fomentar a tolerância, respeito, diálogo e cooperação entre diferentes culturas, povos e civilizações.

Sessões de teatro e cinema, ações de sensibilização sobre migrações para empresários, ações de capacitação para a comunidade imigrante, voluntariado, encontros desportivos, workshops de dança tradicional do Brasil, Portugal e do continente africano e um convívio intercultural compõem o programa.

A semana encerra com a “A Família do Lado”, uma iniciativa da União Europeia para promover a criação de novos mecanismos de aproximação de grupos – comunidades imigrantes e sociedade de acolhimento – enquanto estratégia para a integração dos cidadãos/ãs imigrantes na sociedade portuguesa.

Famílias portuguesas são convidadas a acolher em sua casa uma família de outro país, para servirem um almoço-convívio típico. Uma refeição que acontece à mesma hora e no mesmo dia em todo o território nacional, Espanha e República Checa.

Neste âmbito a autarquia tem um Plano Municipal de Integração de Imigrantes, depois de aprovada a candidatura ao Fundo Europeu para a Integração de Nacionais de Países Terceiros, através do Alto Comissariado para as Migrações.

Este documento é composto por medidas de integração dos imigrantes residentes no concelho de Viana do Castelo, principalmente dirigidas aos Nacionais de Países Terceiros, nas áreas do mercado de trabalho e empreendedorismo, saúde, Integração e Acolhimento, Solidariedade e Respostas Sociais, Cultura, Educação e Língua, Formação e Capacitação, Cidadania e participação Cívica, Media e Opinião Pública, entre outras.

Encontrou um erro ou um lapso no artigo? Diga-nos: selecione o erro e faça Ctrl+Enter.

0 Partilhas
Há mais para ler...