Município de Proença-a-Nova

Proença-a-Nova reúne condições para produção de azeite de excelência

0 Partilhas
0
0
0
Este artigo foi publicado há, pelo menos, 5 anos, pelo que o seu conteúdo pode estar desatualizado

Município de Proença-a-Nova

A região de Proença-a-Nova reúne todas as condições para a produção de um azeite de excelência: essa foi a opinião deixada pelo mestre lagareiro José Henriques, da Rodoliv – Cooperativa de Azeite Ródão, convidado da iniciativa Azeite.Come, que aconteceu no dia 18 de novembro no Centro Ciência Viva da Floresta.

O mestre lagareiro desvendou algumas das especificidades do azeite, um produto 100% natural desde a oliveira ao prato. E explicou que para produzir um azeite de qualidade é essencial “ser-se rigoroso na limpeza, azeitona fresca (ou seja, com máximo de 40 horas após ser colhida), precisão no processo de moagem no lagar e uma temperatura constante durante esse mesmo processo”, aos quais se acrescenta os cuidados específicos a ter desde a apanha à moagem, passando pela seleção dos melhores tipos de azeitona.

José Henriques deixou ainda vários conselhos aos presentes, esclareceu dúvidas e alertou para as pragas e doenças que o olival pode sofrer, nomeadamente a mosca ou a gafa e os tratamentos preventivos que devem ser feitos para as evitar.

O evento Azeite.Come terminou com provas de azeites de anos diferentes, onde os participantes puderam identificar diferentes paladares, cores e composições em termos de tipo de azeitona.

Encontrou um erro ou um lapso no artigo? Diga-nos: selecione o erro e faça Ctrl+Enter.

0 Partilhas
Há mais para ler...