Divulgação

Mora Prova Vinho Novo de Cabeção

0 Partilhas
0
0
0
Este artigo foi publicado há, pelo menos, 5 anos, pelo que o seu conteúdo pode estar desatualizado

Divulgação

A Câmara Municipal de Mora e a Junta de Freguesia de Cabeção vão dar a provar o Vinho Novo, no próximo dia 9 de dezembro. Uma tradição que atinge este ano os 23 anos de existência e que leva, habitualmente, àquela localidade milhares de apaixonados do vinho e dos petiscos típicos da região.

A primeira prova decorre no Pavilhão Gimnodesportivo, onde estarão representados todos os produtores locais participantes do evento. Daí os “provadores” partem num “tour” pelas adegas, cafés e restaurantes aderentes, para dar continuidade à prova.

O fabrico deste néctar é ainda artesanal, em talhas de barro, algumas delas com séculos de história. E é por inerência desta tradição milenar, que esta prática de vinificação, típica da região Alentejo, é candidata a Património Cultural Imaterial da Humanidade, junto da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

A Prova do Vinho Novo de Cabeção, que se tem vindo a consolidar ano após ano, tem como principais objetivos a valorização do trabalho dos produtores e do produto final, a divulgação da Freguesia e do Concelho, desenvolvimento da economia e do turismo locais.

Encontrou um erro ou um lapso no artigo? Diga-nos: selecione o erro e faça Ctrl+Enter.

0 Partilhas
Há mais para ler...