XIRA.pt

Museus de Vila Franca de Xira disponibilizam guiões pictográficos

0 Partilhas
0
0
0
Este artigo foi publicado há, pelo menos, 5 anos, pelo que o seu conteúdo pode estar desatualizado

XIRA.pt

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, através do seu Museu Municipal, disponibiliza para consulta e download oito guiões pictográficos, de forma a facilitar aos técnicos de associações e professores com turmas que integram alunos com necessidades educativas especiais, a preparação de visitas guiadas. Nos vários espaços museológicos estes guiões estão disponíveis em formato brochura, para ajudar os visitantes com deficiência intelectual a interpretar as exposições.

Os guiões pretendem também auxiliar os visitantes que estejam a aprender uma segunda língua; tenham dificuldades de memória, demência ou outra lesão cerebral; tenham dislexia, disartria ou dificuldades espaciais/temporais organizacionais; tenham deficiência auditivas; tenham perturbações do espectro do autismo; não saibam ler.

Esta medida integra-se no objetivo da Câmara Municipal em promover uma maior acessibilidade no acesso à Cultura, também através de uma Comunicação mais inclusiva.

Os guiões disponíveis são relativos ao Museu Municipal de Vila Franca de Xira, Barco Varino “Liberdade”, Núcleo Museológico “A Póvoa e o Rio” (Póvoa de Santa Iria) e Centro de Estudos Arqueológicos das Cachoeiras. Versam ainda sobre as Exposições “Outros Olhares Sobre a Grande Guerra” (no Celeiro da Patriarcal, em Vila Franca de Xira), Delfim Maya e “Molduras de um Concelho” (no Museu Municipal de Vila Franca de Xira) e “Do Tejo à Montanha” (no Núcleo do Mártir Santo, em Vila Franca de Xira). Podem ser consultados ou feito o download no site do município.

Encontrou um erro ou um lapso no artigo? Diga-nos: selecione o erro e faça Ctrl+Enter.

0 Partilhas
Há mais para ler...