Divulgação

Cordão Dunar da Praia de Altura vai ter estrutura de salvaguarda

0 Partilhas
0
0
0
Este artigo foi publicado há, pelo menos, 5 anos, pelo que o seu conteúdo pode estar desatualizado

Divulgação

Foi aprovado a assinado o contrato de co- financiamento da implantação de uma estrutura de salvaguarda do cordão dunar da Praia de Altura, no âmbito do PO SEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos), Portugal 2020, cofinanciada a 75% pelo fundo de coesão, a fundo perdido.

O cordão dunar da Praia de Altura consiste na elevação de um passadiço entre a nova praia vigiada da frente mar de Altura, a abrir em 2018, a Praia da Verde Lago, e a Praia da Lota (Manta Rota – Vila Real de St. António), cerca de 1500 metros, com uma largura de 3 metros, que serpenteará o sistema dunar, sobrelevando-se na Ribeira do Alámo, mas abraçando os apoios de praia a enquadrar na frente-mar. 

A autarquia de Castro Marim considera que “a elevação desta infraestrutura promove a redução da erosão costeira, uma vez que garante o não pisoteio, bloqueia a ação do homem sobre as zonas de proteção, fomenta a estabilização de areias para a formação de dunas e possibilita a instalação de vegetação natural, restabelecendo assim a dinâmica do habitat dunar”.

Encontrou um erro ou um lapso no artigo? Diga-nos: selecione o erro e faça Ctrl+Enter.

0 Partilhas
Há mais para ler...