Município de Guimarães Comunicação

Guimarães: Chaminé da Fábrica de Curtumes de Roldes vai ser recuperada

0 Partilhas
0
0
0
Este artigo foi publicado há, pelo menos, 4 anos, pelo que o seu conteúdo pode estar desatualizado

Município de Guimarães

A Câmara Municipal de Guimarães vai recuperar a chaminé da Fábrica de Curtumes de Roldes, no Lugar de Carneiros, em Fermentões. Para tal procedeu à aquisição deste “elemento arquitetónico único, raro e indispensável à história do concelho”.

Para proceder à recuperação e manutenção daquele marco histórico, a autarquia está na disposição de executar as obras necessárias à estabilização da chaminé, em face da sua atual degradação. A estimativa das obras a realizar ascende a €50.000,00 + IVA, podendo, contudo, este valor vir a ser superior visto que ainda não foi avaliada se a inclinação se deve a assentamentos do terreno, o que será verificado através de estudo de estabilidade da chaminé ainda a realizar.

Recorde-se que a empresa proprietária havia solicitado autorização para a demolição da chaminé alegando perigo de ruína. Pedido esse que foi indeferido com indicação para urgente recuperação.

Entretanto, os representantes da empresa concordaram com a cedência do terreno onde se encontra a chaminé, em regime de direito de superfície por um período de 70 anos, prorrogável por iguais períodos, bem como a constituição de uma servidão de um terreno, a favor do Município, para acesso à própria chaminé, nomeadamente para execução das respetivas obras de recuperação e manutenção.

A chaminé é constituída por tijolo maciço, em forma de cone, e tem uma altura de 31 metros.

Encontrou um erro ou um lapso no artigo? Diga-nos: selecione o erro e faça Ctrl+Enter.

0 Partilhas
Há mais para ler...