Instituto Português do Mar e da Atmosfera

Açores: IPMA regista sismo de 4.3

0 Partilhas
0
0
0
Este artigo foi publicado há, pelo menos, 3 anos, pelo que o seu conteúdo pode estar desatualizado

IPMA

Um sismo de 4.3 na escala de Richter foi sentido na tarde deste domingo na região do Capelo, Faial, Açores. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), “não causou danos pessoais ou materiais”. 

O abalo foi registado às 14h43 (15h43 no continente), sendo que o epicentro “se localizou a cerca de 30 km a Oeste do Capelo (Faial)”, refere o IPMA em comunicado. Apesar de não ter havido vítimas ou estragos, o abalo “foi sentido com intensidade máxima V (escala de Mercalli modificada) na região de Capelo, Faial”. Neste grau, o sismo é “sentido fora de casa; pode ser avaliada a direção do movimento; as pessoas são acordadas; os líquidos oscilam e alguns extravasam; pequenos objetos em equilíbrio instável deslocam-se ou são derrubados. As portas oscilam, fecham-se ou abrem-se. Os estores e os quadros movem-se. Os pêndulos dos relógios param ou iniciam ou alteram o seu estado de oscilação”, indica a informação disponiblizada pelo IPMA. 

Em novembro, têm sido registados centenas de sismos nesta região. Rui Marques, presidente do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), indicava, no início do mês, ao Diário de Notícias que a situação “não é fora do normal”, até porque “esta é uma zona que recorrentemente tem incrementos de atividade sísmica” porque o arquipelago está localizado na fronteira entre três placas téctónicas. 

Encontrou um erro ou um lapso no artigo? Diga-nos: selecione o erro e faça Ctrl+Enter.

0 Partilhas
Há mais para ler...