we are social!

Hi, what are you looking for?

Trás-os-Montes e Alto Douro

Interior Summit “desafia” jovens de hoje para serem líderes amanhã

Congresso decorre hoje e amanhã em Vila Real

Divulgação
Divulgação

A Associação Juvenil Youth Academy realiza hoje e amanhã, 09 e 10 de abril, em Vila Real, o primeiro “Interior Summit”.

O congresso “pretende desempenhar um papel importante na formação e preparação dos jovens, capacitando-os para uma intervenção cívica plena, pensando e agindo no interior do país”, explicou à agência Lusa Duarte Mairos, responsável pela associação.

Sob o lema “Jovens de hoje, líderes de amanhã” irá debater-se temas como a energia e sustentabilidade, o conhecimento e a inovação, o empreendedorismo, a saúde, o jornalismo no interior e a descentralização.

Para tal vão ser chamados jovens, empresários, médicos, presidentes de câmara, deputados na Assembleia da República e jornalistas. “Juntamos a juventude, a vontade, o querer fazer mais e a energia que nós jovens temos e depois as pessoas que já fizeram esse caminho, já têm a experiência e o conhecimento”, salientou Duarte Mairos.

Por causa da pandemia, o congresso realiza-se num modelo híbrido, presencial e online, e é o culminar de vários encontros e ações realizadas desde outubro neste território do interior do país.

A sessão de abertura contará com a presença da secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, a participação dos autarcas de Vila Real, Lamego, Valongo e Braga e o patrocínio do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

A Youth Academy foi criada em 2019, “para agregar jovens do interior” e “dar ferramentas para poderem participar, ter uma voz e envolverem-se na comunidade onde estão inseridos”, salienta Duarte Mairos, presidente da associação. A associação tem sede em Vila Real e pretende fomentar a participação cívica dos mais novos. Em março, foi criado o primeiro núcleo em Lamego (Viseu).


publicidade
Publicado por

também poderás gostar disto.

Trás-os-Montes e Alto Douro

Operação decorreu nos concelhos de Vila Real e Vila Pouca de Aguiar.