we are social!

Hi, what are you looking for?

Trás-os-Montes e Alto Douro

Mirandela: Altar do santuário de Nossa Senhora do Amparo está a ser restaurado

Obra tem um custo de 24 mil euros, suportados pela autarquia, e deverá estar pronta em maio.

Câmara Municipal de Mirandela
Câmara Municipal de Mirandela

O altar do Santuário de Nossa Senhora do Amparo, em Mirandela, está a ser intervencionado pelo Centro de Conservação e Restauro (CCR) da Diocese de Bragança-Mirandela, depois de terem sido detetados “alguns problemas não estruturais”.

Em declarações à agência ECCLESIA, Joana Afonso, coordenadora do CCR explica que estes problemas se registavam na “madeira de suporte com um ataque de insetos xilófagos bastante avançado”. A responsável acrescenta que os trabalhos querem “manter a autenticidade a historicidade da obra”.

Por seu turno, o cónego Valentim Bom, reitor do santuário, considerou à agência de notícias que as obras “eram muito necessárias” e classificou a altura para as obras como sendo “boa”: “ultimamente, tem-se notado um grande interesse e entusiasmo pela recuperação do património”, acrescenta.

Segundo a autarquia, este altar é datado do século XIX, com seis metros de altura e feito em talha dourada. As obras de recuperação custam 24 mil euros, um subsídio dado pela autarquia inicialmente destinado à festa de Nossa Senhora do Amparo em 2020, mas que não se realizou devido à pandemia de COVID-19. Dessa forma, “o subsídio que seria para a festa”, diz o reitor do santuário, foi destinado para “as obras de recuperação do santuário”, numa solução encontrada “em concordância com a câmara”.

As obras de recuperação do altar devem estar terminadas no final de maio.


publicidade
Publicado por

também poderás gostar disto.