we are social!

Hi, what are you looking for?

Minho

Povoado Fortificado de Cossourado classificado como monumento nacional

Decreto do Governo considera povoamento de interesse dos bens enquanto “testemunhos notáveis de
vivências ou factos históricos”.

Porto e Norte de Portugal
Porto e Norte de Portugal

O Povoado Fortificado de Cossourado acaba de ser classificado como monumento nacional, após publicação, ontem, quinta-feira, 22 de abril, de um decreto do Governo, considerando-o interesse dos bens enquanto “testemunhos notáveis de vivências ou factos históricos”.

A classificação agora alcançada dá por concluído um processo burocraticamente moroso e delicado, mas de uma importância inquestionável para a preservação de um espaço que atesta, a nível nacional e internacional, um período histórico de extrema singularidade arqueológica e científica para a compreensão do povoamento da Idade do Ferro em Portugal.

Partilhado pela Freguesia de Sapardos, no concelho de Vila Nova de Cerveira, e pela União de Freguesias de Cossourado e Linhares, no concelho de Paredes de Coura, o Fortificado de Cossourado encontra-se implantado num local com boa visibilidade e condições de defesa singulares, de três perímetros de muralhas de grandes dimensões. Ao longo de 10 hectares, compreende uma vasta área habitacional, composta por diversas habitações circulares e alongadas, de dimensões bastante elevadas e incomuns para construções dessa época, edificadas por sociedades de características agropastoris, mas também economicamente dependentes da exploração de recursos naturais. Este antigo Castro terá sido habitado por um curto período, entre os séculos V e II a.C., e provavelmente abandonado pouco antes da ocupação Romana do território.


publicidade
Publicado por

também poderás gostar disto.