we are social!

Hi, what are you looking for?

Minho

Mau tempo causa inundações no Norte

Braga e Vila Real tiveram situações de ruas cortadas e intransitáveis

Eutah Mizushima/Unsplash
Eutah Mizushima/Unsplash

O mau tempo, na tarde desta sexta-feira, causou inundações em vários pontos da região Norte. Braga e Vila Real foram alguns dos locais mais afetados.

Vila Real: mercado inundado e um despiste

As lojas do mercado de Vila Real ficaram inundadas depois da chuva que caiu esta tarde. Ora, este equipamento municipal recebeu uma requalificação. Nas redes sociais, alguns lojistas manifestaram “a falta de apoio dos responsáveis do Mercado na resolução do problema e no escoamento da água”. A página “Flores Iolanda”, loja instalada no mercado, chega mesmo a dizer que a situação é “recorrente” e apela ao presidente da câmara, Rui Santos, que tome medidas. Por seu turno, numa publicação do Facebook, o autarca vilarealense reagiu à situação. Dizendo que as obras no local “não estão concluídas nem foram rececionadas”, Rui Santos diz que “estão já a ser tomadas todas as diligências, não só para avaliar os estragos, como também para garantir a segurança de todos”, garantindo que “os prejuízos serão assumidos” pela “seguradora ou quem de direito”.

Já o comandante dos Bombeiros Voluntários da Cruz Branca, Orlando Matos, indicou à Agência Lusa que os principais congestionamentos registados no concelho, que, aliás, segundo Centro Distrital de Operações e Socorro (CDOS) de Vila Real, foi a zona mais afetada a nível distrital, se deveu a obras: “Como ainda estão em construção, a súbita queda de água causou o arrastamento de materiais para a via”, indicou, em declarações citadas pela TSF. Orlando Matos afirmou ainda que só houve um despiste derivado do mau tempo.

Braga: várias vias inundadas

Também a cidade de Braga viu várias das artérias principais serem inundadas. Segundo a Rádio Universitária do Minho, por volta das 19h, uma das situações mais críticas a inundação na via entre a avenida Frei Bartolomeu dos Mártires e a avenida António Macedo, onde um veículo acabou por ficar retido.

Segundo a publicação digital O Minho, nenhum dos outros concelhos do distrito teve ocorrências relacionadas com o mau tempo.

Os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, e Braga estiveram em alerta amarelo até às 20h desta sexta-feira devido à previsão de aguaceiros e granizo. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a chuva vai manter-se até à próxima semana.


publicidade

também poderás gostar disto.

Trás-os-Montes e Alto Douro

Operação decorreu nos concelhos de Vila Real e Vila Pouca de Aguiar.

Trás-os-Montes e Alto Douro

Congresso decorre hoje e amanhã em Vila Real