Informadouro

UTAD inaugura “Kitchen Lab”

Estrutura está vocacionada para os estudantes de Ciências da nutrição
0 Partilhas
0
0
0
Este artigo foi publicado há, pelo menos, 8 meses, pelo que o seu conteúdo pode estar desatualizado

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro já tem uma “Kitchen Lab“. O equipamento foi inaugurado na semana passada e vai constituir uma ferramenta de trabalho para os estudantes de Ciências da Nutrição mas também de promoção da Saúde.

Na cerimónia de inauguração, o reitor da instituição Emídio Gomes, referiu que “esta é a primeira peça de um conjunto“ de vários espaços que se designará de “quarteirão das Ciências Gastronómicas e do enoturismo“, e que deverá ser inaugurado em setembro de 2023. Para além da #KitchenLab, já estão em curso obras para a criação de uma sala complementar, uma sala de análise sensorial com 400 metros quadrados e mais duas salas de formação e de apoio. “São um conjunto muito dedicado ligado a uma nova abordagem“, considerou.

Gomes lembrou também o caminho feito até à criação daquele espaço e a “confiança“ da bastonária da Ordem dos Nutricionistas Alexandra Bento: “Na altura, quando quisemos avançar com a formação em Ciências da Nutrição, nós não reuníamos algumas das condições necessárias para o fazer“. Mas agora, a instituição anseia outros voos: “O sonho é que, no futuro, as Ciências da Nutrição possam integrar uma escola de saúde“, anunciou o reitor.

Por seu turno, Alexandra Bento considera que, apesar da universidade ter “instalações devidas“ para a formação dos estudantes, são necessários “laboratórios específica para a formação específica“ dos nutricionistas, além recursos humanos para uma “formação de excelência“: “A UTAD, de facto, está a cumprir“ esse parâmetro, frisou.

A “Kitchen Lab“ assume-se como “um espaço inovador e experimental“, nota a instituição. Vocacionada para os estudantes de Ciências da Nutrição, o laboratório está equipado para permitir “desenvolver as principais práticas da gastronomia“ e “a experimentação com alimentos e incorporando ferramentas de controlo e desenvolvimento de novos produtos“. A instituição assegura que a “Kitchen Lab“, para além do ensino, também vai promover “workshops“ e showcookings“.

Encontrou um erro ou um lapso no artigo? Diga-nos: selecione o erro e faça Ctrl+Enter.

0 Partilhas
Há mais para ler...