ICNF apresentou trabalhos de prevenção de fogos rurais
ICNF

Góis: ICNF apresentou trabalhos de prevenção de fogos rurais

A visita de campo contou com a presença do Ministro do Ambiente e Ação Climática e do Secretário de Estado da Conservação da Natureza e das Florestas.
17 Partilhas
17
0
0
Este artigo foi publicado há, pelo menos, 7 meses, pelo que o seu conteúdo pode estar desatualizado

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) realizou ontem, 27 de abril, em conjunto com o Município da Góis, uma visita de campo aos trabalhos de prevenção de fogos rurais desenvolvidos no Perímetro Florestal de Góis.

A iniciativa contou com a presença do Ministro do Ambiente e Ação Climática, Duarte Cordeiro e do Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Paulo Catarino.

Em regra, os métodos de gestão e tratamento dos materiais combustíveis são planeados para cada situação concreta. Consideram fatores ecológicos, paisagísticos e o histórico dos incêndios, bem como os objetivos associados à gestão dos fogos rurais.

No Perímetro Florestal de Góis, os trabalhos concentram-se na silvicultura preventiva, gestão de combustível para criar faixas de contenção, fogo controlado para instalação de mosaicos de parcelas de gestão de combustível e manutenção da rede viária florestal. Em colaboração com as equipas de Sapadores Florestais da Associação Florestal do Concelho de Góis e a Associação Caule, que têm desenvolvido trabalhos de fogo controlado, a Força de Sapadores Bombeiros Florestais, do ICNF, incluiu o corte moto manual de matos em áreas complementares.

Sapadores Florestais da Associação Florestal do Concelho de Góis e a Associação Caule
ICNF

Na manutenção da faixa e mosaicos de gestão de combustível, as intervenções das equipas evoluíram com o corte mecânico da vegetação usando-se máquinas pesadas, como tratores borracheiros do Instituto. Os trabalhos incluíram ainda a manutenção da rede viária florestal, abrangendo a regularização da plataforma de circulação, valetas, zonas de cruzamento, entre outras ações.

Nos últimos quatro anos assistiu-se a um aumento significativo da área intervencionada diretamente pelo ICNF:

Dados nacionais sobre os esforços do ICNF
ICNF

Criar à escala nacional um território mais resistente e resiliente, aos incêndios rurais, atendendo a especificidades locais, faz parte do conjunto de missões prioritárias do Instituto.

Encontrou um erro ou um lapso no artigo? Diga-nos: selecione o erro e faça Ctrl+Enter.

17 Partilhas
Há mais para ler...