o largo.
Emprego & Empreendedorismo

Caravela-portuguesa avistada na praia das Maçãs

Contacto deve ser sempre evitado, alerta IPMA
Este artigo foi publicado há, pelo menos, 1 ano, pelo que o seu conteúdo pode estar desatualizado

Alguns exemplares de caravela-portuguesa foram avistados na praia das Maças, em Sintra. A informação foi confirmada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Este avistamento acontece após um período de ausência. “A caravela-portuguesa tem vindo a ser avistada com regularidade durante todo o verão na maioria das ilhas dos Açores.”, precisa o instituto.

A alerta surge devido às características deste organismo: “Influenciada por ventos e correntes de superfície, apresenta um flutuador em forma de “balão” de cor azul e, por vezes, tons lilás e rosa; os seus tentáculos podem chegar aos trinta metros de comprimento e são muito urticantes, capazes de provocar graves queimaduras”, refere o IPMA, acrescentando que, em caso de contacto com destes espécimes, “deve limpar bem a zona afetada com água do mar e retirar quaisquer pedaços de tentáculos que possam ter ficado presos na pele. Poderá aplicar vinagre e compressas quentes e procurar assistência médica”.

A caravela-portuguesa é um organismo constituído por uma colónia de vários indivíduos. Segundo a plataforma GelAvista do IPMA, esta espécie “é a mais perigosa de todas os gelatinosos que ocorrem em Portugal”.

Encontrou um erro ou um lapso no artigo? Diga-nos: selecione o erro e faça Ctrl+Enter.

Total
0
Partilhas
Artigo anterior

IPMA e UBI instalam estações meteorológicas na Madeira

Artigo seguinte

Cientistas estudam novos planos de emergência para proteção das populações em risco em caso de incêndio

Há muito mais para ler...

Spelling error report

The following text will be sent to our editors: