Fataunços
Fataunços – Aldeia de Portugal – Wikipédia

Fataunços classificada como “Aldeia de Portugal”

“Festa e Sabores” foram os fatores de diferenciação que levaram a esta distinção que terá uma validade de 4 anos.
1 Partilhas
1
0
0

A Associação de Turismo de Aldeia – ATA – classificou a aldeia de Fataunços, no concelho de Vouzela, como “Aldeia de Portugal“. “Festa e Sabores” foram os fatores de diferenciação que levaram a esta distinção que terá uma validade de 4 anos.

Esta classificação significa que a aldeia cumpre, na sua maioria, os requisitos estipulados no regulamento geral definido pelo Caderno de Normas das Aldeias de Portugal, que podem ser “interesse natural/ cultural”, “habitantes e vivência social”, “ofertas turísticas”, “características do edificado e seu estado de conservação”, entre outros. 

O Município de Vouzela congratula-se com esta distinção que irá potenciar o turismo naquela localidade e no concelho. Em comunicado reage dizendo que ” atribuição da marca “Aldeias de Portugal” a Fataunços é um excelente fator de diferenciação, que possibilitará a captação de outro tipo de turistas, dando um novo impulso àquela comunidade e à economia local”.

A marca “Aldeias de Portugal” é uma rede nacional de aldeias turísticas situadas em espaço rural com relevante atividade no sector primário, que mantêm uma vida quotidiana pautada pela presença de pessoas e atividades económicas permanentes na aldeia e área envolvente.

A candidatura foi desenvolvida numa colaboração entre a ADDLAP – Associação de Desenvolvimento Dão, Lafões e Alto Paiva, a ATA, a União de Freguesias de Fataunços e Figueiredo das Donas e a Câmara Municipal de Vouzela.

Fataunços é uma freguesia portuguesa do concelho de Vouzela, próxima das famosas Termas de S. Pedro do Sul com um legado patrimonial edificado, de onde se destaca a Igreja Matriz de Fataunços, as casas solarengas, brasonadas, e as casas de granito. As festas e romarias locais vão mantendo as tradições ao longo do tempo, destacando-se a festa do Padroeiro e a festa de Santo Antão, onde se venera essencialmente os tradicionais figos secos.

Encontrou um erro ou um lapso no artigo? Diga-nos: selecione o erro e faça Ctrl+Enter.

1 Partilhas
Há mais para ler...