Instituto Português do Mar e da Atmosfera

IPMA e UBI instalam estações meteorológicas na Madeira

Equipamentos servirão para estudar a variação do nível médio da água do mar e para monitorizar as condições metoerológicas em tempo real.
1 Partilhas
1
0
0
Este artigo foi publicado há, pelo menos, 4 meses, pelo que o seu conteúdo pode estar desatualizado

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e a Universidade da Beira Interior (UBI) instalaram duas novas estações meteorológicas em Porto Moniz e Porto Santo, na Madeira.

As duas estações foram instaladas nos dias 03 e 05 de agosto, nos portos marítimos das localidades. Os equipamentos estão equipados “com GPS de alta precisão, marégrafo, sensores da temperatura e humidade relativa do ar, pressão atmosférica, vento e precipitação”, refere o IPMA em comunicado. As estações permitiram estudar a variação do nível médio da água do mar, além de uma “monitorização em tempo real das condições meteorológicas locais” e da integração no “sistema de alerta de tsunamis do Atlântico, os quais têm o potencial de afetar as zonas costeiras da Madeira”, refere o instituto.

A instalação ocorreu no âmbito do Observatório Europeu Multidisciplinar do Fundo do Mar e Coluna de Água, um consórcio de nove países. Será a partir desta infraestrutura que os dados destas duas estações serão partilhados com “todas as entidades com interesse científico e operacional, designadamente nos domínios da geofísica, meteorologia e ciências do mar”.

Encontrou um erro ou um lapso no artigo? Diga-nos: selecione o erro e faça Ctrl+Enter.

1 Partilhas
Há mais para ler...