Na Adega Foz Tua, no concelho de Carrazeda de Ansiães, está tudo a posto para o arranque da vindima. “São as vindimas mais precoces que já experienciamos”, dizem os produtores. Será, certamente, “um ano desafiante, mas acreditamos que será um desafio superado com sucesso, pois estamos a agir preventivamente”.
Os produtores da Foz Tua acreditam que neste momento, “as uvas estão bem equilibradas e não há pressão de doença” e que os cachos apresentam uma boa relação de peso por bago, “o que é um bom indicador”, dentro deste quadro atípico. O atual estado das uvas permitirá “preservar a frescura, a fruta, a pureza e a acidez natural dos vinhos Foz Tua”. Sublinham que “não será um ano fácil”. Mas a garantia é de que, no meio desta adversidade, “vamos continuar a unir esforços para manter o padrão de qualidade e o perfil diferenciador dos vinhos Foz Tua”.
A seca que o país atravessa e o calor extremo que se fez sentir no mês de julho e no início de agosto fizeram com que as uvas amadurecessem muito mais rápido do que o habitual e que as videiras começassem a secar. “Para não prejudicar a produção, a decisão de antecipar a vindima tinha de ser tomada”, rematam.
De cariz familiar, a empresa Foz Tua iniciou a sua atividade em 17 de julho de 2014, dedicando-se ao estudo e à produção de uvas de excelência na região do Douro, destinadas sobretudo à vinificação.
Na Adega Foz Tua nascem vinhos de caráter singular que materializam a paixão dos produtores pela região vitivinícola do Alto Douro. Vinhos como o Costureiro, Foz Tua ou Dou Tua elevam, assim, os sabores de um sonho tornado realidade. Por se localizar na sub-região Cima Corgo do Alto Douro Vinhateiro, a vinha possui caraterísticas distintas para a produção de vinhos DOC Douro diferenciadores. Pioneira nacomercialização de Vinho do Porto, no concelho de Carrazeda de Ansiães, constam ainda do portefólio da marca Vinhos do Porto com mais de 40 anos. Um Tawny e um White, ambos com edição limitada de 1200 unidades.