o largo.
Emprego & Empreendedorismo

Pesqueira veste-se a rigor para Festa Pombalina

São 20 anos de VINDOURO para celebrar no fim-de-semana de 2 a 4 de setembro.
Pesqueira veste-se a rigor para Festa Pombalina
Município de São João da Pesqueira
Este artigo foi publicado há, pelo menos, 2 anos, pelo que o seu conteúdo pode estar desatualizado

A Festa Pombalina está de regresso ao Coração do Alto Douro Vinhateiro. São 20 anos de VINDOURO para celebrar nos dias 2, 3 e 4 de setembro.

São João da Pesqueira veste-se a rigor e recria, o ambiente da época do Marquês de Pombal, e toda a sua importância na demarcação e regulamentação do Alto Douro Vinhateiro.

O século XVIII estará nas ruas com o Mercado Pombalino e tradicional venda de produtos locais; uma Feira das Atividades Económicas, que promove oportunidades de negócio na região, estabelecendo-se como uma plataforma extra de contactos; um Leilão de Vinhos Generosos, que será uma excelente oportunidade para adquirir vinhos raros, diretamente dos produtores do “Coração do Douro”, entre muitas outras iniciativas.

Para quem é apreciador e pretende saber mais sobre a temática poderá participar nas sessões “Conversas Sobre Vinho”, orientadas por Manuel Moreira, sommelier e provador da Revista de Vinhos, que versam sobre diferentes temas: “Os Três Grandes Terroirs do Douro”, “Vinhas Velhas do Douro, um Tesouro Singular”, “Vinho do Porto, um Mundo de Sensações” e “Brancos do Douro que Desafiam o Tempo”.

Na edição deste ano da VINDOURO – Festa Pombalina / Wine & History 2022 decorrerá também o III Concurso de Vinhos “Douro em Prova”, em que provadores da Revista de Vinhos avaliam, em prova cega e sem conhecimento prévio das amostras, os vinhos submetidos a competição pelos produtores participantes no evento e o concurso “Doce Coração do Douro”, um desafio lançado pelo município a profissionais e amadores com o objetivo de encontrar o doce que melhor representa S. João da Pesqueira. Sendo o concelho o maior produtor de Vinho do Porto, este é o ingrediente obrigatório nas receitas apresentadas ao concurso do doce concelhio.

A animação musical será assegurada por grandes nomes nacionais como Tony Carreira (dia 2), Maria Lisboa, Fernando Daniel (dia 3) e Bárbara Bandeira (dia 4).

O Jantar Pombalino será servido no Palácio de Cidrô e o tradicional Cortejo desfilará pela Avenida Marquês de Soveral até à Praça do Marquês. A Missa das Vindima realizar-se-á na Igreja de S. João. Este será um fim de semana em que S. João da Pesqueira – concelho que possui a maior área de vinhas na região classificadas como Património Mundial pela UNESCO – receberá dezenas de produtores de vinhos DOC Douro e Porto, a apresentarem novidades e rótulos intemporais, que há muito constam da memória coletiva dos apreciadores.

Encontrou um erro ou um lapso no artigo? Diga-nos: selecione o erro e faça Ctrl+Enter.

Total
0
Shares
Artigo anterior
Festival da Sopa regressa a Caneças em setembro

Festival da Sopa regressa a Caneças em setembro

Artigo seguinte
Fataunços classificada como “Aldeia de Portugal”

Fataunços classificada como “Aldeia de Portugal”

Há muito mais para ler...

Spelling error report

The following text will be sent to our editors: