Município de São João da Pesqueira
Município de São João da Pesqueira

Pesqueira veste-se a rigor para Festa Pombalina

São 20 anos de VINDOURO para celebrar no fim-de-semana de 2 a 4 de setembro.
5 Partilhas
5
0
0

A Festa Pombalina está de regresso ao Coração do Alto Douro Vinhateiro. São 20 anos de VINDOURO para celebrar nos dias 2, 3 e 4 de setembro.

São João da Pesqueira veste-se a rigor e recria, o ambiente da época do Marquês de Pombal, e toda a sua importância na demarcação e regulamentação do Alto Douro Vinhateiro.

O século XVIII estará nas ruas com o Mercado Pombalino e tradicional venda de produtos locais; uma Feira das Atividades Económicas, que promove oportunidades de negócio na região, estabelecendo-se como uma plataforma extra de contactos; um Leilão de Vinhos Generosos, que será uma excelente oportunidade para adquirir vinhos raros, diretamente dos produtores do “Coração do Douro”, entre muitas outras iniciativas.

Para quem é apreciador e pretende saber mais sobre a temática poderá participar nas sessões “Conversas Sobre Vinho”, orientadas por Manuel Moreira, sommelier e provador da Revista de Vinhos, que versam sobre diferentes temas: “Os Três Grandes Terroirs do Douro”, “Vinhas Velhas do Douro, um Tesouro Singular”, “Vinho do Porto, um Mundo de Sensações” e “Brancos do Douro que Desafiam o Tempo”.

Na edição deste ano da VINDOURO – Festa Pombalina / Wine & History 2022 decorrerá também o III Concurso de Vinhos “Douro em Prova”, em que provadores da Revista de Vinhos avaliam, em prova cega e sem conhecimento prévio das amostras, os vinhos submetidos a competição pelos produtores participantes no evento e o concurso “Doce Coração do Douro”, um desafio lançado pelo município a profissionais e amadores com o objetivo de encontrar o doce que melhor representa S. João da Pesqueira. Sendo o concelho o maior produtor de Vinho do Porto, este é o ingrediente obrigatório nas receitas apresentadas ao concurso do doce concelhio.

A animação musical será assegurada por grandes nomes nacionais como Tony Carreira (dia 2), Maria Lisboa, Fernando Daniel (dia 3) e Bárbara Bandeira (dia 4).

O Jantar Pombalino será servido no Palácio de Cidrô e o tradicional Cortejo desfilará pela Avenida Marquês de Soveral até à Praça do Marquês. A Missa das Vindima realizar-se-á na Igreja de S. João. Este será um fim de semana em que S. João da Pesqueira – concelho que possui a maior área de vinhas na região classificadas como Património Mundial pela UNESCO – receberá dezenas de produtores de vinhos DOC Douro e Porto, a apresentarem novidades e rótulos intemporais, que há muito constam da memória coletiva dos apreciadores.

Encontrou um erro ou um lapso no artigo? Diga-nos: selecione o erro e faça Ctrl+Enter.

5 Partilhas
Há mais para ler...