Município de Arcos de Valdevez
Município de Arcos de Valdevez

Plano de 19 500 euros vai valorizar Santuário da Nossa Senhora da Peneda

O Santuário conta com mais de 800 anos de culto mariano, sendo por isso um local de referência no concelho de Arcos de Valdevez.
0 Partilhas
0
0
0

O Plano de Valorização do Santuário da Nossa Senhora da Peneda foi apresentado no passado dia 03 de setembro, na Peneda. Estão previstas diversas intervenções, quer ao nível do edificado como do espaço público da área do santuário.

O Templo e a área envolvente irão ser reabilitadas, incluindo o acesso, o grande terreiro e a entrada. Com reabilitação também prevista no Plano está o escadório das virtudes e via sacra e capelas. 

A área de lazer vai ser requalificada com colocação de guardas de segurança e reforço da sinalética interpretativa, controlo de infestantes em faixa de proteção e na acessibilidade digital. 

Em todas intervenções propostas será respeitada a linguagem arquitetónica e paisagística. “Pretende-se que as soluções, tenham o mínimo impacto em toda a envolvente e arquitetura existente, possibilitando a multifuncionalidade de intervenção nas várias operações a implementar”, explica em comunicado a autarquia dos Arcos.

Este plano de valorização será desenvolvido em parceria com várias entidades locais, regionais e nacionais, terá várias fases de execução e é pretensão de que seja concretizado com recursos a fundos comunitários.

Com a execução deste plano o município de Arcos de Valdevez pretende “conservar e valorizar o património cultural e natural, promover e dinamizar o turismo, o comércio e os produtos locais, e contribuir para a criação de emprego e rendimento, bem como para a fixação e atração de pessoas e investimento”.

A apresentação pública do Plano de Valorização serviu também para a celebração de um protocolo entre o Município de Arcos de Valdevez e a Confraria de N. Sra. da Peneda, no valor de 19 500 euros, de apoio à comparticipação dos encargos com a produção, dinamização e divulgação de eventos culturais e religiosos, com destaque para a Romaria de N.ª Sr.ª da Peneda, bem como a gestão, funcionamento e promoção do Posto de Informação e Turismo, do Espaço GeoValdevez e do Abrigo de Montanha da Peneda.

Datado do século XVIII, o Santuário, situado no lugar da Peneda, freguesia de Gavieira, concelho de Arcos de Valdevez, distrito de Viana do Castelo, é constituído pela igreja que foi terminada em 1875, pelo grande terreiro dos evangelistas e uma escadaria com cerca de 300 metros, sendo que nas suas laterais existem 20 capelas que retratam cenas da vida de Cristo, e ainda os quartéis.

Propriedade da Confraria de Nossa Senhora da Peneda, o templo foi elevado a santuário em abril de 2020, por decreto do então bispo da Diocese de Viana do Castelo, Anacleto Oliveira.

Encontrou um erro ou um lapso no artigo? Diga-nos: selecione o erro e faça Ctrl+Enter.

0 Partilhas
Há mais para ler...