Universidade do Algarve

Faro: Seminário recebe estudantes universitários com dificuldades económicas

Acordo renovável vigora por um ano
9 Partilhas
9
0
0

O Seminário de São José da Diocese do Algarve vai receber estudantes da Universidade do Algarve (UAlg) que não tenham conseguido vaga nas residências universitárias e que estejam em “manifesta insuficiência económico-financeira”.

Segundo a Agência Ecclesia, o protocolo entre a academia algarvia e a diocese foi assinado a 27 de setembro e prevê que o seminário possa acolher estudantes com dificuldades económicas, “nomeadamente, de países africanos em vias de desenvolvimento e/ou de territórios em situação de crise humanitária”. O seminário disponibilizará quartos individuais, em número a definir anualmente por aquela instituição, sem quaisquer encargos para os estudantes, cabendo aos Serviços de Ação Social da instituição a admissão e seleção dos alunos. , O padre António de Freitas, reitor do seminário, acrescentou que serão acolhidos dez estudantes africanos, “com a possibilidade de virem dois de Cabo Delgado” (Moçambique)”, não sendo necessárias quaisquer obras no edifício.

Ao mesmo tempo que o seminário acolhe estudantes da UAlg, o acordo prevê que a instituição forneça apoio aos estudantes seminaristas através dos Serviços de Biblioteca, plataformas bibliográficas e de outros recursos materiais. Numa nota enviada à comunicação social, a vice-reitora para a Internacionalização e Desenvolvimento Sustentável Alexandra Teodósio considera que “esta cooperação assume especial relevância quando visa o apoio e a inclusão social de estudantes, já que a  Universidade do Algarve tem na sua matriz a defesa de valores humanísticos e sociais procurando fomentar nos diversos segmentos da comunidade académica um espírito de exigência, de solidariedade e de cidadania ativa na defesa dos direitos humanos e da paz”.

O protocolo renovável terá a duração de um ano. sendo que o período de alojamento corresponde a um ano letivo (entre 15 de setembro e 15 de julho, aproximadamente).

Encontrou um erro ou um lapso no artigo? Diga-nos: selecione o erro e faça Ctrl+Enter.

9 Partilhas
Há mais para ler...