O Centro de Interface Tecnológico Industrial (CiTin) de Arcos de Valdevez recebeu o reconhecimento como Centro de Tecnologia e Inovação (CTI) por parte do Ministério da Economia.
Em nota enviada à imprensa, a autarquia arcoense afirma que o centro passará a ter “acesso a financiamento base e a participar sem restrições em programas de financiamento competitivos”, além de integrar a “rede nacional de centros de inovação que conta agora com 31 CTI, reconhecidos pela Agência Nacional de Inovação”.
Sediado no parque InovArcos e com atividade virada para a indústria, o CiTin tem três departamentos e está também em processo de aumentar a equipa, passando a contar com catorze investigadores até ao final do ano. O presidente da Câmara João Manuel Esteves considera que o CiTin “é uma mais-valia na fixação e atração de mais pessoas, mais talento e mais investimento para o Alto Minho”, além de que está “ao serviço das empresas da região”.
Resultado da colaboração de empresas e entidades públicas e privadas, o Citin assume-se como uma associação sem fins lucrativos, com a missão de “promover o desenvolvimento de atividades de investigação aplicada, a transferência de tecnologia e a formação avançada”.