Município de Alijó

Alijó: município instala oleões

Iniciativa é justificada com “os benefícios que trará para as atuais e futuras gerações”.
0 Partilhas
0
0
0

O município de Alijó instalou dezasseis oleões para recolha e reciclagem de óleo alimentar usado (OAU) em todas as freguesias do concelho.

Em nota enviada às redações, a autarquia indica que esta medida se insere numa ação de “promoção de comportamentos ambientalmente amigáveis”: “Mesmo a tempo da época natalícia, esta iniciativa vem responder à necessidade de uma solução para a correta separação e deposição deste tipo de óleos domésticos, a recolha seletiva, o transporte e o encaminhamento para tratamento”, refere.

Os equipamentos são monitorizados em tempo real, permitindo saber qual o estado de enchimento do oleão e um sistema de identificação que permite a interação com os utilizadores através de uma app. Além disso, esta integração permitirá também uma melhor “gestão de rotas e recolhas”: “Com isso, a Empresa responsável pela recolha saberá sempre quando os Oleões estão cheios e procederá de imediato à sua substituição”

Os oleões podem receber OAU ou azeite, não devendo ser colocados “manteiga, óleo lubrificante (motores) ou outros tipos de resíduos”. Os OAU serão encaminhados para produção de biodiesel.

O custo anual por oleão será assumido pela autarquia: “O investimento é justificado pelos benefícios que trará para as atuais e futuras gerações”, frisa.

Encontrou um erro ou um lapso no artigo? Diga-nos: selecione o erro e faça Ctrl+Enter.

0 Partilhas
Há mais para ler...