Informadouro

Comunicado d’o largo.

Informação aos nossos leitores
9 Partilhas
9
0
0

Ao longo destes cinco anos, antigos e atuais membros da equipa que faz o largo. e todos os seus canais trabalharam sempre com um objetivo: informar.

Ao mesmo tempo, mantemos o espírito aberto, aprendendo com os nossos erros e falhas. Esse é um dos momentos.

Sempre tivemos, temos e teremos uma atitude de bastante respeito pelos direitos de autor, usando, por exemplo, fotografias de utilização livre ou para divulgação pública ou usando plataformas devidamente licenciadas.

No entanto, erramos.

Pela segunda vez em 2022, fomos confrontados com uma solicitação relativa a um uso indevido duma imagem usada num artigo do nosso blogue. Ambas as situações ficaram resolvidas, mas, em todo o caso, num projeto que é lido por centenas de pessoas todos os dias, é algo que não pode acontecer.

Desde o arranque, com uma equipa que nunca ultrapassou as seis pessoas, foram publicados mais de dois mil artigos e contamos com mais de três mil imagens e fotografias em arquivo. É nosso desejo que essa informação continue disponível. No entanto, estas duas solicitações fizeram com que iniciássemos um processo de auditoria exaustiva a todos os artigos publicados nos canais d’o largo: o largo., Informadouro e Emprego & Empreendedorismo. Assim, todo o arquivo desde 2017 até dezembro de 2021 nestes canais está temporariamente inacessível. Os artigos publicados desde janeiro de 2022 serão também alvo de revisão.

Não podemos dar um prazo para que o acervo volte, mas iremos republicar os artigos de forma gradual, a partir do momento em que se verifique que nenhum dos conteúdos infringe algum tipo de direito de autor.

Depois da auditoria, serão implementadas medidas adicionais para que este tipo de situações não se repita. Estas medidas serão explanadas no Livro de Estilo que o projeto está a preparar e que será lançado durante o ano 2023.

Entendemos que estas situações são do foro interno do projeto, mas queremos ter uma total transparência com os nossos leitores. Este projeto editorial é desenvolvido por uma equipa pequena, mas motivada, criando conteúdos em três idiomas. Erramos, mas queremos corrigir e aprender, continuando a criar conteúdos de informação para todos.

A redação d’o largo.

Encontrou um erro ou um lapso no artigo? Diga-nos: selecione o erro e faça Ctrl+Enter.

9 Partilhas