Município da Praia da Vitória

Praia da Vitória homenageia Vitorino Nemésio

Iniciativa assinala 121.º aniversário do nascimento do escritor praiense
0 Partilhas
0
0
0

O município da Praia da Vitória, Ilha Terceira, Açores, assinalou o 121.º aniversário do nascimento do escritor Vitorino Nemésio com a inauguração de uma placa.

Produzida com recursos da autarquia, a placa foi colocada na rotunda do Tribunal, à entrada da cidade. Em nota enviada à imprensa, a presidente da câmara municipal Vânia Ferreira considera que o espaço “abrilhanta a cidade, homenageia Vitorino Nemésio e o divulga, porque um residente que chegue à cidade, recordar-se-á do famoso Se Bem me Lembro; e quem visita a cidade, terá curiosidade em saber quem é aquela figura no painel de azulejos, podendo, por exemplo, visitar a Casa-Museu Vitorino Nemésio, que é um dos nossos atrativos turísticos”.

A autarca acrescenta que o projeto de exposição sobre a Açorianidade e de requalificação da exposição na Casa-Museu deverão avançar já em 2023: “A candidatura à GRATER foi aprovada e estamos a trabalhar já nesse âmbito”.

Vitorino Nemésio nasceu em 1901 na Praia da Vitória. É um dos principais escritores e poetas portugueses. Notabilizou-se através dos textos que escrevia para a revista Presença, mas também pelo romane “Mau Tempo no Canal” (Bertrand, 1944) ou pela sua colaboração com a RTP no programa “Se Bem Me Lembro”, emitido entre 1969 e 1975. Faleceu em Lisboa em 1978.

Encontrou um erro ou um lapso no artigo? Diga-nos: selecione o erro e faça Ctrl+Enter.

0 Partilhas
Há mais para ler...