Sexta 13 e Feira do Fumeiro
Município de Montalegre

Montalegre começa 2023 em “grande estilo” com Sexta 13 e Feira do Fumeiro

Eventos levam milhares de pessoas à vila barrosã
3 Partilhas
3
0
0

O certame “dispensa apresentações” e é “um dos maiores e mais emblemáticos espetáculos de rua do país”. Quem o diz é Fátima Fernandes, Presidente da Câmara Municipal de Montalegre, referindo-se naturalmente ao dia de amanhã, Sexta-feira 13.

A vila barrosã entra em 2023 “em grande estilo” com o centro da vila a apresentar-se a preceito, “sendo que o comércio local adere massivamente, decorando os espaços comerciais e todos são figurantes nesta grande encenação”, refere Fátima Fernandes.

Entre bruxarias, queimada Galega, esconjuros e Padre Fontes, mas também com muito presunto, linguiça e salpicão, Montalegre prepara-se para aqueles que são os dois cartazes que movimentam milhares de pessoas, “faça chuva, neve ou sol” – Sexta 13 – a primeira do ano – e a 32.ª feira do Fumeiro (de 19 a 22 de janeiro).

Os dois eventos alavancam o território e reforçam a promoção dos produtos endógenos: “vamos ter um mês em grande que irá reforçar a imagem do concelho em diversas áreas”, considera a presidente do Município.

Amanhã, sexta-feira 13, a visita às muitas barracas de “comes e bebes” e artesanato, colocadas na zona histórica e envolvente, marca o início dos festejos “sempre com muita música e animação”.

O ponto alto da festa, como já vem sendo hábito, será o espetáculo que se desenrola nas imediações do Castelo de Montalegre, cuja “magia e o calor humanos vividos”, de acordo com a autarca, “é a razão que nos leva a procurar fazer cada vez melhor”, acrescentando que “todos quantos nos visitam merecem a nossa gratidão, por estarem e repetirem ao longo dos anos”.

O fogo de artifício, “como sempre, será grandioso e marcará pela positiva este início de ano, que se deseja auspicioso, depois de serem esconjurados todos os males pelo Padre Fontes a quem participa na queimada”.

A noite é longa e a festa continua pelos vários palcos com atuação de grupos e DJ’s.

No que diz respeito à Feira do Fumeiro, “como é apanágio, esperam-se milhares de pessoas e já está tudo a ser ultimado para as receber”, faz saber Fátima Fernandes. Esta 32.ª edição decorre entre 19 e 22 de janeiro de 2023 e vai para além da venda no espaço do Multiusos e online. O certame estende-se à “Praça dos Sabores”, local de degustação e diversão.

A animação será constante ao longo de todo o fim de semana, neste cartaz gastronómico onde vai ter muito para ver, comprar e provar. “Note-se que foram cinco os produtos que passaram a deter a chancela de excelência e que entram na rota da comercialização com a assinatura de produtores de Fumeiro de Montalegre. A saber: Alheira de Barroso-Montalegre IGP, Chouriça de Carne de Barroso-Montalegre IGP, Chouriço de Abóbora de Barroso-Montalegre IGP, Salpicão de Barroso-Montalegre IGP e Sangueira de Barroso-Montalegre IGP” sublinha a autarca. 

Encontrou um erro ou um lapso no artigo? Diga-nos: selecione o erro e faça Ctrl+Enter.

3 Partilhas
Há mais para ler...