A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) é a anfitriã da terceira edição do encontro da Rede Nacional de Computação Avançada (RNCA), organizado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). O evento decorre nos dias 07 e 08 de novembro no auditório da Aula Magna no campus da instituição, em Vila Real.
Segundo a academia transmontana, o encontro “contempla um conjunto alargado de apresentações, sessões plenárias, reuniões de trabalho, debates, recursos, workshops e networking”, focando-se nos temas de “serviços e nos projetos de computação avançada com foco no utilizador, nas vantagens do uso de ‘High Performance Computing’ (HPC) nos projetos e nas sinergias para o desenvolvimento de competências em HPC”.
Para o coordenador do Centro de Competências e Visualização em Computação Avançada da UTAD Hugo Paredes, a instituição, ao acolher o evento, “consolida a sua estratégia na área das tecnologias da computação e revela o seu trabalho de vanguarda na computação avançada na região do Douro”
O evento é totalmente presencial, sendo que as inscrições ainda estão abertas no site da unidade da FCT “FCCN”. O programa, no entanto, ainda não está disponível, sendo que a edição em 2022 contou com 12 sessões e 29 oradores.
O Encontro RNCA foi criado em 2021, ainda de forma totalmente online. Anualmente, o evento junta “utilizadores, técnicos e parceiros” para dar a conhecer as “novidades sobre a rede” além de criar um “um ponto de encontro entre todos os interessados em Computação Avançada”, refere a FCCN.