Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Informadouro

o canal de informação regional d'o largo....

24.11.19

Açores: IPMA regista sismo de 4.3

Abalo foi sentido na região do Capelo, Faial


por Bruno Micael Fernandes

IPMA

Um sismo de 4.3 na escala de Richter foi sentido na tarde deste domingo na região do Capelo, Faial, Açores. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), "não causou danos pessoais ou materiais". 

O abalo foi registado às 14h43 (15h43 no continente), sendo que o epicentro "se localizou a cerca de 30 km a Oeste do Capelo (Faial)", refere o IPMA em comunicado. Apesar de não ter havido vítimas ou estragos, o abalo "foi sentido com intensidade máxima V (escala de Mercalli modificada) na região de Capelo, Faial". Neste grau, o sismo é "sentido fora de casa; pode ser avaliada a direção do movimento; as pessoas são acordadas; os líquidos oscilam e alguns extravasam; pequenos objetos em equilíbrio instável deslocam-se ou são derrubados. As portas oscilam, fecham-se ou abrem-se. Os estores e os quadros movem-se. Os pêndulos dos relógios param ou iniciam ou alteram o seu estado de oscilação", indica a informação disponiblizada pelo IPMA. 

Em novembro, têm sido registados centenas de sismos nesta região. Rui Marques, presidente do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), indicava, no início do mês, ao Diário de Notícias que a situação "não é fora do normal", até porque "esta é uma zona que recorrentemente tem incrementos de atividade sísmica" porque o arquipelago está localizado na fronteira entre três placas téctónicas. 

publicidade