Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Informadouro

o canal de informação regional d'o largo....

15.09.18

Alfa Pendular circulou com avaria grave a alta velocidade


por Bruno Micael Fernandes

CP/Direitos reservados

Um comboio Alfa Pendular, que fazia o trajeto Lisboa-Braga, circulou a alta velocidade com uma avaria considerada grave, noticia o Jornal de Notícias. 

Segundo a publicação, os rolamentos de um dos rodados griparam e fizeram com que o veio que liga as rodas de uma das carruagens derretesse. A avaria só foi descoberta na estação de Campanhã, no Porto, mas há testemunhas que alegam que viram fumo à passagem do comboio por Aveiro.  

Durante a viagem, o Alfa Pendular pode atingir, em alguns troços os 220 quilómetros/hora. O JN, citando fontes da Comboios de Portugal, refere que a avaria podia mesmo ter provocado, em última instância, o descarrilamento do comboio. Oficialmente, a empresa só fará algum tipo de comunicação sobre incidente após a conclusão do inquérito. 

Por seu turno, Francisco Fortunato, presidente do Sindicato Nacional Democrático da Ferrovia (SINDEFER) diz que "um dia, não há milagre". "Um acidente pode sempre acontecer mas é provável que ocorra na atual conjetura: os ciclos de manutenção são cada vez mais largos", refere o dirigente sindical. Fortunato vai mais longe e diz que estão reunidos os ingredientes que tornam a situação explosiva": falta de material circulante e de trabalhadores da EMEF (empresa responsável pela manutenção dos comboios), aliada à manutenção da "oferta comercial" e à "degradação da infraestrutura, potencia a ocorrência de acidentes", alerta o sindicalista que acusa também a Infraestruturas de Portugal de ter desativado o sistema de deteção de pontos quentes na Linha do Norte. 

A empresa pública de manutenção de estradas e linhas férreas, em resposta, diz que o sistema "só é de instalação em canais interoperáveis, nos quais o material circulante não disponha de instrumentação própria a bordo". 

O caso aconteceu no dia em que cumpriram 33 anos do acidente de Alcafache e poucos dias depois de a CP ter informado que o número de passageiros do Alfa Pendular e Intercidades ter batido um recorde em julho de 2018 no total de 650 mil viagens vendidas para este tipo de ligações. 

encontrou um erro? proponha uma correção ou, simplesmente, fale connosco:
redacao@olargo.pt
estamos no facebook e no twitter.
escute a emissão d'o largo.fm e torna-se nosso patrono.

n'o largo...