Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Informadouro

#informação #região #notícias o canal de informação regional d'o largo.

23.03.19

Barcelos: incêndio mobilizou mais de 120 operacionais


por Bruno Micael Fernandes

Rádio Cávado/Direitos reservados

Um incêndio deflagrou este sábado na freguesia de Tamel Sta. Leocádia, Barcelos, tendo sido combatido por mais de 130 operacionais, e mais de 30 meios terrestres. O fogo chegou a propagar-se às freguesias de Carapeços e Vilar do Monte. 

O fogo esteve "descontrolado", sendo que algumas habitações estiveram em risco. O fogo acabou por ser dominado ao início da noite.

O incêndio provocou uma coluna de fumo visível a vários quilómetros de distância, sendo que essa coluna foi reduzindo de intensidade ao longo da tarde. No seu pico máximo, o fogo teve três frentes ativas em três freguesias, estando afetos quatro meios aéreos pesados a ajudar no combate. 

Em declarações aos jornalistas a meio da tarde, Marinha Esteves, a segunda Comandante Operacional Distrital do CDOS de Braga, referia que o incêndio estaria dominado "nas próximas horas", sendo que o "vento" e "uma área extensa de eucalipto" estavam a condicionar o trabalho dos bombeiros.

A responsável confirmou que a origem do incêndio foi uma queimada de pequenas dimensões que se descontrolou. Alegadamente, o incêndio teve origem no lugar da Bemposta, em Tamel Sta.Leocádia, numa zona de mato, sendo que a queimada foi abandonada durante a hora de almoço. A GNR já terá identificado o autor da queima, sendo que várias fontes afirmam que o mesmo já foi detido. 

 

O alerta para o incêndio foi dado às 13h36. Elementos de onze corporações do distrito de Braga estiveram afetos ao combate. 

 

publicidade