Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Informadouro

o canal de informação regional d'o largo....

15.11.19

Bragança convida crianças a "Contar Carneirinhos"

O objetivo é promover o livro e a leitura numa noite na Biblioteca


por helena margarida

Divulgação

A Biblioteca Municipal de Bragança promove a iniciativa “Contar Carneirinhos – uma Noite na Biblioteca” com o objetivo de promover o livro e a leitura mostrando às crianças o quanto o espaço da biblioteca é agradável e aprazível.

A iniciativa é gratuita, com fins solidários, em que cada criança participante oferecerá um pijama que reverte a favor das crianças acolhidas na Casa do Trabalho de Bragança.

Dirigida às crianças com idades compreendidas entre os 8 e os 12 anos pretende-se com o evento, desenvolver o espírito crítico, dando a conhecer diferentes realidades das condições de vida de crianças de todo o mundo, comemorar a Declaração Universal dos Direitos da Criança e contribuir de forma solidária para o bem-estar de outras crianças.

"Contar Carneirinhos. Uma Noite na Bibliteca" irá acontecer das 20h30 do dia 16 de novembro e terminará às 11h00 do dia 17 de novembro.

As crianças participantes serão acompanhadas durante toda a estadia por colaboradores do Município de Bragança e terão que se fazer acompanhar de: Saco cama, almofada, pijama (vestido), chinelos e saco de higiene pessoal. Em casa ficarão os telemóveis ou quaisquer outros dispositivos de recolha de imagem ou som. Também não será necessário levar alimentos e bebidas (excetuando casos de restrições alimentares devidamente esclarecidas aquando da inscrição), uma vez que a ceia e pequeno-almoço estão incluídos.

"Cupcakes Time", canções de embalar, histórias de encantar, alvorada de contos ou caça ao tesouro são alguns dos momentos desenhados para esta "aventura" de "Uma Noite na Biblioteca" que terá ainda a dinamização da história "O Kiko e a Mão - Aqui ninguém toca" produzida pelo Conselho da Europa com o objetivo de consciencializar as crianças para a temática do abuso, ensinando-lhes a regra do «Aqui ninguém toca». Esta regra é um guia para ajudar os pais a explicarem aos seus filhos que partes do corpo não devem ser tocadas por outras pessoas, como reagir se isso acontecer, e onde procurar ajuda. A história ensina também a explicar às crianças que são elas as donas do seu corpo e que existem segredos bons e maus, assim como contactos físicos bons e maus.

Cerca de uma em cada cinco crianças é vítima de violência e/ou abuso sexual.

publicidade