Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Informadouro

o canal de informação regional d'o largo....

27.11.19

Bragança debate cidades e turismo inteligente no Smartravel

"Devolução" é o tema da edição deste ano


por helena margarida

Divulgação

A 6ª. edição do Smartravel abre portas ao debate sobre cidades e turismo inteligentes. En tre os dias 28 de novembro e 1 de dezembro, personalidades nacionais e internacionais irão estar reunidos no Auditório Paulo Quintela, em Bragança, em torno de um tema que convida à reflexão sobre o futuro das cidades de pequena e média dimensão onde a preservação ambiental e cultural deve ser prioritária valorizando os recursos e promovendo-os de forma inteligente garantindo um progresso económico consistente e sem causar danos nos ecossistemas.

O congresso tem este ano como tema a "Devolução", uma “necessidade de voltar às origens e organizar o nosso pensamento, colocando-o mais próximo da natureza”, explicou o organizador Vítor Pereira, à agência Lusa.

Nesta edição pretende-se que seja “devolvida esperança” aos territórios de baixa densidade sublinhando o “potencial enorme” que têm, diz o presidente da Câmara de Bragança, Hernâni Dias. Desta forma, defende o autarca, é possível “trabalhar o futuro de forma mais sustentável e com a garantia de que quem aqui se queira fixar tem progresso e sucesso à sua frente”.

Associado ao conceito “smart” (inteligente), este evento propõe-se mostrar que as soluções e estratégias sustentáveis não estão apenas ligadas às novas tecnologias, mas ao aproveitamento do potencial existente localmente.

Entre o painel de oradores estão nomes como Natália Olson-Urtecho, membro da administração Obama, nos Estados Unidos, o antigo ministro português Daniel Bessa, Helena Freitas, Antónia Correia, Nestor Garcia, António Bob Santos, Barbara Leão de Carvalho, Daria Batukhtina.

Sendo um dos primeiros eventos do género organizado no interior de Portugal, o Smartravel tem-se dedicado aos temas das periferias, regiões remotas, cidades mais pequenas e distantes dos grandes centros de decisão.

Desde 2014, já passaram por Bragança mais de 150 oradores nacionais e internacionais, representando municípios, instituições, empresas e academia.

publicidade