Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Informadouro

o canal de informação regional d'o largo....

03.03.19

Castelo Branco: Reclusos tentam fugir da cadeia por um buraco na parede


por Bruno Micael Fernandes

matthew-ansley-1189637-unsplash.jpg

Os serviços de vigilância do Estabelecimento Prisional de Castelo Branco terão conseguido impedir uma fuga de reclusos quando estes terão tentado abrir um buraco numa parede. 

Segundo o Jornal de Notícias, os guardas prisionais detetaram o buraco num cela onde estavam dez reclusos. Júlio Rebelo, do Sindicato Independente da Guarda Prisional, referiu ao matutino que os guardas "agiram de imediato, impedindo uma eventual fuga" prevista para a hora do jogo de futebol entre o F.C. Porto e o S.L. Benfica. 

Dois dos reclusos que participaram neste plano foram transferidos para a cadeia de Monsanto. 

Diretora e chefe da cadeia "não estão preocupados com a segurança" - SNCGP 

Apesar da fuga ter sido impedida, levou a que  houvesse a um reforço da segurança na ala da camarata em causa. No entanto, à hora em que foi detetado o buraco, não havia guardas suficientes na cadeia, denuncia Jorge Alves do Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional (SNCGP) à Rádio Renascença. "Depois de detetado o buraco, para fazer busca à camarata e para transferir os reclusos, foi preciso convocar guardas. Assim se vê a diminuição do efetivo", denuncia o presidente do sindicato, indicando também que o chefe de turno " estava a auxiliar na revista das pessoas e na sua entrada para a visita, devido à falta de pessoal". 

Para Jorge Alves, esta "é uma política da casa, da diretora e do chefe da cadeia, que não estão preocupados com a segurança e, depois, leva a este tipo de situação", relembrando o caso "peculiar" de três reclusos que, em 2013, fugiram pela porta principal deste estabelecimento prisional, tendo ferido e manietado três guardas prisionais. "Nunca vimos (esta situação) em lado nenhum mas aconteceu", lamenta. 

Até ao momento, não há nenhuma reação oficial da direção da cadeia de Castelo Branco. 

encontrou um erro? proponha uma correção ou, simplesmente, fale connosco:
redacao@olargo.pt
estamos no facebook e no twitter.
escute a emissão d'o largo.fm e torna-se nosso patrono.

n'o largo...