Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Informadouro

#informação #região #notícias o canal de informação regional d'o largo.

22.07.19

Ensino Superior: ISCEM fecha por falta de acreditação


por Bruno Micael Fernandes

Eco

O Instituto Superior de Comunicação Empresarial (ISCEM) vai fechar em setembro depois da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) não ter acreditado a escola, avança o jornal digital Observador.

A informação começou a circular este domingo por volta das 02h: um email assinado por Regina Campos Moreira, diretora da instituição, dava conta do "encerramento compulsivo" do ISCEM, decertado pelo Ministério da Ciência, tecnologia e Ensino Superior e que, em setembro, não voltaria a abrir. "De acordo com a lei, todos os estudantes do ISCEM dos ciclos de Mestrados, Licenciaturas e Cursos Técnicos Superiores Profissionais, terão os seus direitos salvaguardados pelo ministério da tutela, através da criação de vagas extraordinárias de modo a serem transferidos para instituições de ensino superior", refere a diretora no email, lamentando "profundamente o sucedido" que é "totalmente alheio à minha vontade".

Na mensagem, Regina Moreira diz que a instituição fez tudo para evitar o encerramento e que a decisão do indeferimento de uma providência cautelar contra a A3ES devido à avaliação foi comunicada ao ISCEM a 21 de junho.

Grande parte dos alunos serão encaminhados para o Politécnico de Lisboa No entanto, estes foram "apanhados completamente de surpresa". Ao jornal digital, um aluno diz que a diretora "está incontactável " e que é "a única que tem toda as respostas de que precisámos".

Os serviços da instituição estão a responder às solicitações dos estudantes de forma lenta "Houve um grupo que se juntou e que foi à Direção-Geral do Ensino Superior e foi de lá que vieram as respostas mais concretas"; referiu o aluno à mesma publicação.

O ISCEM era uma instituição privada de ensino em Lisboa, tendo formado mais de 10 mil alunos e comunicação empresarial, marketing estratégico e gestão turística. Entre os professores do curso de comunicação empresarial, estão os jornalistas Vítor Gonçalves ou Maria Flor Pedroso.

publicidade