Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Informadouro

o canal de informação regional d'o largo....

14.01.20

Ensino Superior: UTAD e FPCEUP lançam projeto de apoio a cuidadores de jovens

Iniciativa envolve Segurança Social e abrange 240 cuidadores e 20 instituições


por Bruno Micael Fernandes

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Investigadores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) estão a desenvolver o "CareME", um projeto-piloto de intervenção em instituições de acolhimento residencial de jovens, anunciou a instituição transmontana. 

O projeto, que também conta com o apoio do Instituto de Segurança Social e financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia, pretende implementar "uma resposta de intervenção psicológica face às necessidades dos cuidadores, ao nível da relação que estabelecem com os jovens" ao mesmo tempo que investiga esta temática, indica a investigadora da UTAD Catarina Pinheiro Mota.

Ao todo, o "CareME" vai abranger 240 cuidadores de 20 instituições do Centro Distrital do Porto e serão avaliados "os efeitos da intervenção com os cuidadores e acompanhar em simultâneo o desenvolvimento de jovens que vivem nas instituições", refere a instituição. Além disso, o projeto também pretende potenciar a "criação de condições laborais que permitam aos cuidadores sentir-se apoiados no seu trabalho".

A instituição transmontana frisa no comunicado que os cuidadores são figuras que têm um papel importante no desenvolvimento dos jovens: embora não sendo "substitutos de figuras parentais", os cuidadores podem ser decisivos "na promoção do bem-estar e da adaptação psicossocial, fornecendo segurança emocional". 

publicidade