Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Informadouro

o canal de informação regional d'o largo....

03.02.19

Guimarães: Município atribui subsídios para projetos sociais


por Bruno Micael Fernandes

Município de Guimarães Comunicação

Vários projetos sociais de Interfreguesias vão receber subsídios por parte da câmara de Guimarães, informou a autarquia em comunicado. 

Ao todo, serão 110 mil euros que serão distribuídos por três projetos da Comissão Social Interfreguesias (CSIF) Comunidade Solidária, CSIF do Oeste e CSIF Sudoeste da Montanha da Penha. 

A junta de freguesia de Azurém vai receber 25 mil euros para a execução do projeto "Oficina das Letras". O projeto "visa promover a reeducação, através do domínio da expressividade oral e escrita, combatendo o analfabetismo e a iliteracia e promovendo o enriquecimento do património cultural das pessoas com idade igual ou superior a 55 anos com baixa escolaridade". O projeto será executado na CSIF Comunidade Solidária e que integra, para além da freguesia de Azúrem, Creixomil, Fermentões, Penselo e Silvares. 

O Projeto "Intervenção Local: Promoção da Qualidade de Vida", promovido pela junta de Ronfe na CSIF do Oeste, viu-lhe ser atribuído o valor de 40 mil euros. O projeto pretende "desenvolver estratégias de intervenção adequadas às necessidades e potencialidades individuais dos idosos em situação de isolamento e fragilidade, promover a participação social, proporcionar proteção e segurança, maximizar o bem-estar físico, social e mental ao longo da vida e proporcionar acompanhamento e terapia ocupacional aos idosos integrados no programa “Guimarães 65+”. 

Por último, o Projeto "Consigo" da CSIF Sudoeste da Montanha da Penha recebeu 45 mil euros. Ao todo, com este projeto, "verifica-se o acompanhamento de 80 agregados familiares, foram cedidos 160 equipamentos adaptativos, realizadas três campanhas municipais de recolha de equipamentos e doados 201 equipamentos para reciclagem e reutilização pela comunidade vimaranense. Acompanha ainda 144 idosos referenciados pelo Programa “Guimarães 65+”". 

A atribuição destes subsídios foram deliberados na última reunião do executivo municipal. 

publicidade