Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Informadouro

o canal de informação regional d'o largo....

30.01.19

Guimarães: poços sem cobertura devem ser denunciados


por Bruno Micael Fernandes

Município de Guimarães Comunicação

A autarquia de Guimarães está a pedir aos cidadãos que denunciem todos os poços que não estejam com a devida cobertura. 

Segundo um comunicado enviado à redações, ao longo do mês de janeiro, a câmara municipal, "procedeu à intervenção para a cobertura de poços que estavam a descoberto, através de notificação aos respetivos proprietários, e devidamente sinalizados pela Polícia Municipal, nas freguesias de Pencelo e Prazins Santo Tirso, no sentido de garantir a segurança das pessoas e animais". Outra situação similar aconteceu na freguesia de Airão S.João onde o poço foi coberto pelo próprio proprietário. 

Desta forma, o município pede que todos os poços detetados sem qualquer tipo de cobertura devem ser comunicados aos Serviços de Proteção Civila através do email smpc@cm-guimaraes.pt

A autarquia lembra que "obrigatório o resguardo ou a cobertura eficaz de poços, fendas e outras irregularidades existentes em quaisquer terrenos e suscetíveis de originar quedas desastrosas a pessoas e animais". No mesmo comunicado, é referido que o resguardo ou cobertura só são considerados eficazes caso ofereçam "resistência a uma sobrecarga de 100 kg/m2". 

O responsável pela correção da situação, até 24 horas depois da notificação, é "aquele que explora ou utiliza, seja a que título for, o prédio onde se encontra o poço". 

publicidade