Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Informadouro

o canal de informação regional d'o largo....

30.10.17

Luz verde para obras de conservação do Mosteiro de São Martinho de Mancelos


por helena margarida

711_original.jpg

Está assinado o auto de consignação da empreitada para a intervenção de conservação e salvaguarda do Mosteiro de São Martinho de Mancelos, em Amarante. Vão ser nove meses de obra que representa um investimento de cerca de 236 mil euros, cofinanciado em 85% pelo Programa Operacional Regional do Norte 2014/2020 (Norte 2020), através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, e em 15% pelo Município de Amarante, no âmbito da operação "Rota do Românico: Património, Cultura e Turismo - Tâmega", apresentada pela Associação de Municípios do Baixo Tâmega.

O projeto técnico foi elaborado pelos serviços da Direção Regional de Cultura do Norte, e inclui reforços estruturais do edifício e diversas reparações nas coberturas (telhados), nos paramentos (paredes), nos pavimentos e nos vãos (portas e janelas). Estão previstos igualmente trabalhos no interior, bem como a instalação de vários equipamentos elétricos, de telecomunicações e de segurança ativa.

Em 1540 o mosteiro foi alvo de uma reforma passando para os religiosos dominicanos do convento de São Gonçalo de Amarante. Mancelos constituiu-se como um mosteiro associado aos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho desde o século XII. Destaca-se no seu interior o acervo de pinturas, no conjunto das quais uma, exposta na capela-mor, poderá representar o venerando bispo Frei Bartolomeu dos Mártires.

712_original.jpg

713_original.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

Em 1934, Mancelos foi classificado como Imóvel de Interesse Público e, em 2010, foi integrado no projeto turístico-cultural da Rota do Românico.

encontrou um erro? proponha uma correção ou, simplesmente, fale connosco:
redacao@olargo.pt
estamos no facebook e no twitter.
escute a emissão d'o largo.fm e torna-se nosso patrono.

n'o largo...