Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Informadouro

#informação #região #notícias o canal de informação regional d'o largo.

31.10.19

Monsaraz prepara-se para o "Reguengos à Mesa" com Festival Ibérico do Javali no cardápio

Chefe Hélio Loureiro é "cabeça-de-cartaz"


por helena margarida

Divulgação

A Semana Gastronómica da Caça de Reguengos de Monsaraz vai decorrer de 1 a 9 de novembro em 14 restaurantes do concelho e terá como consultor o chefe Hélio Loureiro. Os primeiros dias do evento decorrem em simultâneo com a segunda edição do Festival Ibérico do Javali, que se realiza de 1 a 3 de novembro em S. Marcos do Campo.

Na Semana Gastronómica da Caça cada restaurante terá um prato de caça para propor aos clientes, como feijoada de javali, arroz de lebre, cozido de grão com lebre, javali estufado e perdiz estufada. Os visitantes poderão ainda degustar tarte de perdiz com salada coelho à caçador, perdiz confitada d’el rei, codornizes recheadas com esparregado e batatinha nova assada a murro à xilo ou ensopado de javali à alcaide.

Chefe Hélio Loureiro apresenta showcooking no Festival Ibérico do Javali, em S. Marcos do Campo

De 1 a 3 de novembro decorrerá a segunda edição do Festival Ibérico do Javali, em S. Marcos do Campo, localidade do concelho de Reguengos de Monsaraz rica em recursos cinegéticos. O certame terá stands com artigos de caça e restaurante com gastronomia confecionada com base nos pratos de caça.

A cerimónia de inauguração do Festival Ibérico do Javali decorre amanhã, 1 de novembro, às 16h, seguindo-se pelas 18h30 a atuação do Grupo Lírios do Campo. A fechar a primeira noite realiza-se às 22h um concerto com o Grupo Rumo ao Sul. No dia 2 de novembro, a partir das 9h, haverá uma montaria ao javali e às 10h abrem as tasquinhas. Pelas 16h, o chefe Hélio Loureiro, gastrónomo, investigador e autor de mais de 20 livros de gastronomia, vai apresentar o showcooking “Sabores do Montado”, em simultâneo com a abertura oficial da Semana Gastronómica da Caça nos restaurantes do concelho. Às 19h canta o grupo Al- Canti e pelas 21h30 realiza-se um baile com Artur Barroso. No último dia do evento as tasquinhas abrem às 10h e uma hora mais tarde inicia-se o colóquio “Javali uma praga ou uma oportunidade”. O grupo Encanta Modas vai subir ao palco às 16h, segue- se pelas 17h30 o grupo Brisas do Alentejo, e a fechar, a partir das 19h, atua o Grupo Vozes de Alqueva. Durante o Festival Ibérico do Javali estará patente a exposição de pintura “Compañeros”, de Ignacio Rodriguez Arbaizagoitia.

publicidade