Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Informadouro

o canal de informação regional d'o largo....

29.05.19

Presidentes das câmaras de Barcelos e Santo Tirso detidos pela Polícia Judiciária


por Bruno Micael Fernandes

Informadouro_Última Hora

em direto acompanhamento em direto

em atualização em atualização

Os autarcas de Barcelos, Miguel Costa Gomes, e de Santo Tirso, Joaquim Couto, foram detidos na manhã desta quarta-feira no decorrer da operação TEIA, informou a Polícia Judiciária. Também foram detidos Laranja Pinto, presidente do IPO do Porto, e Maria Manuela Couto, empresária e mulher do presidente de Santo Tirso.

Segundo a PJ, estão em investigação, através da Diretoria do Norte, as "práticas de corrupção, tráfico de influências e participação económica em negócio".

A operação começou por volta das 07h, tendo sido realizadas "10 buscas, domiciliárias e não domiciliárias, nas zonas do Porto, Santo Tirso, Barcelos e Matosinhos que envolveram dezenas de elementos da Polícia Judiciária".

A investigação descobriu "a existência de um esquema generalizado, mediante a atuação concertada de autarcas e organismos públicos, de viciação fraudulenta de procedimentos concursais e de ajuste direto com o objetivo de favorecer primacialmente grupos de empresas, contratação de recursos humanos e utilização de meios públicos com vista à satisfação de interesses de natureza particular". Isto é, poderá estar em causa a adjudicação direta de negócios na área de eventos a empresas na órbita de Maria Manuela Couto. De recordar que as autarquias podem fazer ajustes diretos a empresas desde que os valores não ultrapassem os cem mil euros.

encontrou um erro? proponha uma correção ou, simplesmente, fale connosco:
redacao@olargo.pt
estamos no facebook e no twitter.
escute a emissão d'o largo.fm e torna-se nosso patrono.

n'o largo...