Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Informadouro

#informação #região #notícias o canal de informação regional d'o largo.

13.10.19

"Troque Resíduos por Plantas" em Proença-a-Nova

Campanha alerta para importância da reciclagem de objetos compostos por metais pesados


por helena margarida

Município de Proença-a-Nova

Na época de plantação por excelência para a grande maioria das espécies arbustivas e arbóreas, o Município de Proença-a-Nova promove novamente a campanha “Troque Resíduos por Plantas”, no próximo dia 21 de outubro, no Viveiro Municipal.

O objetivo desta iniciativa é, simultaneamente, alertar para a necessidade de reciclar objetos compostos por metais pesados (como é o caso das pilhas e das baterias que não devem ser colocados no lixo comum já que podem demorar até 500 anos a degradar-se) e promover a entrega destes produtos recebendo em troca árvores e arbustos.

Assim, por cada 20 pilhas/baterias, 6 lâmpadas ou 2 pequenos eletrodomésticos será oferecida uma planta (árvore ou arbusto) de uma lista pré-estabelecida. A troca será realizada no Viveiro Municipal a 21 de outubro, das 9h30 às 12h00 e das 13h30 às 16h00.

Na edição do ano passado, foram entregues no total 232 plantas em troca de 4002 pilhas e baterias, 716 toner/tinteiros e 37 carregadores que foram dados à Escola Pedro da Fonseca para o projeto Eco Escolas. Ao nível das árvores foram entregues: 109 carvalhos (Quercus robur); 74 sobreiros (Quercus suber), 17 pinheiros mansos (Pinus pinea). Em termos de arbustos, o medronheiro (Arbutus unedo) foi a espécie mais procurada (32).

publicidade