Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Informadouro

#informação #região #notícias o canal de informação regional d'o largo.

27.02.19

Viana do Castelo: Empordef participa ao Ministério Público atos de "alta corrupção" nos Estaleiros


por Bruno Micael Fernandes

Arménio Belo/Lusa/SAPO24/Direitos Reservados

O presidente da Empordef, João Pedro Martins, participou ao Ministério Público (MP) várias suspeitas de ilegalidades e irregularidades na gestão dos já extintos Estaleiros Navais de Viana do Castelo. 

O gestor falava na Comissão Parlamentar de Defesa Nacional quando revelou ter encontrado "muitas situações" irregulares "de natureza criminal". João Pedro Martins disse que "alguém mandou duplicar o valor do registo contabilístico dos auxílios do Estado aos Estaleiros Navais". 

O atual presidente da comissão liquidatária da Empordef disse ainda que encontro "registos indevidos" na contabilidade dos Estaleiros e que os mesmos foram corrigidos, auditados e entregues no Tribunal de Contas. "Um valor de 751 milhões de euros de capital próprio negativo nos ENVC e fechei as contas em 27 de abril de 2018 com um valor de 424 milhões de euros", referiu. 

Apesar de ter encontrado "muitas situações" irregulares "do passado e do presente muito recente", o gestor recusou dizer qual a entidade ordenou a duplicação dos auxílios. "Fiz o trabalho de casa e partilhei informações com quem tinha de partilhar", frisou o gestor, deixando no ar uma certeza: "Viana do Castelo foi "alta corrupção".

publicidade